quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Congresso Sul Americano apresenta avanços da Agricultura de Precisão no Estado



O professor doutor Edson Tanaka fala sobre sua experiência
A Universidade Federal de Santa Maria, o Projeto Aquárius e a Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque realizaram nos dias 24, 25 e 26 de setembro o 2º Congresso Sul Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas, no Parque da Expodireto Cotrijal. Na oportunidade, foram disponibilizadas diversas palestras, painéis de debates e oficinas sobre Agricultura de Precisão a acadêmicos, empresários e agricultores de todo o Estado.
Entre os painéis apresentados, destacou-se o painel Tecnologias que transformam o Agronegócio Brasileiro, com a participação do Presidente do Sistema FARSUL, Carlos Rivaci Speroto, do professor doutor da Fatec de Pompéia/SP, Edson Tanaka, e do professor doutor da UFSM e coordenador do Projeto Aquárius, Telmo Amado. Na ocasião, os painelistas colocaram que é imprescindível para o desenvolvimento da Agricultura de Precisão a capacitação de pessoas para trabalhar nessa área. Além do que só será possível um avanço significativo na agricultura se tiver mais estrutura no meio agrícola, somente assim os jovens que já fazem uso dessa tecnologia não sentirão necessidade de sair do interior para as capitais em busca de melhores condições tecnológicas. “Se tiver estrutura para manter esses jovens no campo, no futuro se terá pessoas com capacidade digital para atender essa demanda que hoje prejudica, e muito, a Agricultura de Precisão”, afirmou Sperotto.
Além disso, o Congresso também teve os painéis Experiências de Agricultores na Implementação da Agricultura de Precisão e Avanços na Prestação de Serviços em Agricultura de Precisão, onde foram expostos relatos de produtores locais a respeito das suas experiências na aplicação deste tipo de cultivo e de empresas prestadoras de serviços relacionados ao setor. Já as palestras apresentadas foram: Precisão na Pulverização de Agroquimicos | Prof. Valmir Aita; Desafios da Alta Produtividade em Lavouras de Grãos | Dr. Dirceu Gassen – Coopantio – RS; Definição de Zonas de Manejo: A Experiência Brasileira | Prof. Dr. José Marques Junior – UNESP/Jaboticabal; Precisão na Distribuição de Fertilizantes e Corretivos | Prof. Pedro Henrique de Cerqueira Luz – Agrárias/FZEA/USP; e Definição de Zonas de Manejo: A experiência Argentina | Prof. Dr. José Costa – INTA/Balarce.
A fim de expor a parte prática do tema, os organizadores promoveram oficinas temáticas em diversas áreas, onde acadêmicos, empresários e agricultores puderam trocar experiências e conhecimentos com os palestrantes. E os visitantes também tiveram a oportunidade de visitar estandes de empresas focadas em Agricultura de Precisão e visualizar trabalhos acadêmicos com pesquisas aprofundadas sobre o assunto.
O Congresso visou incentivar todos aqueles que têm a intenção de começar a investir em AP, como também reciclar pessoas que já estão adeptas a esse método de cultivo que vem crescendo nos últimos anos no Rio Grande do Sul e no mundo todo. As pessoas que passaram pelo Congresso mostraram-se animadas com as técnicas e com as tecnologias apresentadas nestes três dias, e todos acreditam não ter como fugir dessa incrível mudança que a agricultura está passando, é uma realidade, e quem ainda não utiliza está atrasado para começar a implantá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário